terça-feira, 3 de novembro de 2009

Liderança baseada em Princípios


- Os líderes do futuro, devem basear suas vidas em príncipios pois o norte de suas vidas, família e trabalho dependem daquilo acreditam e acham correto.
Para um líder não basta apenas o poder de executar tarefas em tempo recorde, como Henry Ford acreditava que deveria ser, o papel do gestor não está ligado apenas a execução eficaz, mas sim ao poder de cativar e mostrar aos seus "colaboradores" que não basta apenas resultados e sim a satisfação.
- Com o avanço da ciência "Administração" é possível acreditar que hoje, os funcionários estão predispostos a aceitar chefes que se baseam em príncipios, pois as vantagens do novo lider se estendem para o todo da empresa, e o funcionário só tende a ganhar, no sentido de satisfação, bem-estar organizacional, bonificações etc.
- E baseando-se nas competências de liderança segundo Goleman,é que se formam novos lideres de sucesso, um líder deve-se manter em controle sempre, e não se irritar por coisas "bobas" que acontecem durante um dia de trabalho.
Também deve assumir erros e se auto avaliar, o auto controle é crucial para o sucesso de um gestor, pois no ambiente organizacional sempre surgem desafios e problemas a serem enfrentados.
Ser transparente também é importantíssimo, mostrar aquilo que pensa é essencial para que a empresa funcione corretamente, e junto a isso o líder deve ser empatico, ou seja, se colocar no lugar do seu funcionário, cliente, etc.
Os líderes do futuro e de hoje devem inspirar as pessoas, devem cativa-las e conquistá-las e nunca devem parar no tempo, a mudança é essencial em qualquer momento de sua vida junto ao trabalho que realizam.
- Se formos pensar em outra competência além das de Goleman, podemos pensar em "Inovação" e "Capacidade de Buscar" , os gestores do futuro são aqueles que buscam a diferança dos demais, não pensam apenas em alcançar sucesso profissional e financeiro, buscam também o RECONHECIMENTO, e novas OPORTUNIDADES.
História de um Líder Servidor...

O Líder Garçom: Uma Abordagem Da Liderança Servidora
Existem múltiplos conteúdos escritos sobre estilos de liderança e você já deve ter lido pelo menos um deles. Diversos escritores renomados ou não, se dedicaram e dedicam até hoje a pesquisar e escrever sobre liderança. Dentre os estilos de liderança estudados a liderança servidora se destaca pelos seus resultados eficazes.
O líder servidor “abre os olhos” de seus liderados. Ele tem o brilhantismo natural da paixão pela causa e contagiam os outros com sua coragem e entusiasmo.
A liderança servidora tem a essência de um garçom, que tem a missão de servir os clientes em restaurantes, festas, eventos e Buffet. O garçom dedica na arte de servir bem, busca a satisfação do cliente. O líder servidor tem a missão de servir seus colaboradores ou subordinados dentro da organização, ele conquista o direito de liderar o grupo naturalmente sem necessidades de conflitos, disputas ou pressões.
Muitos líderes são colocados nas organizações e são acobertados pela hierarquia e se colocam como superiores, impondo suas idéias, opiniões e pensamentos a seguidores, subordinados e dependentes. Neste modelo não existe comunicação ou diálogo, esta liderança não possui perfil ideal de um bom líder e acabam frustrando e “queimando” talentos. E para que isso não ocorra às pessoas podem desenvolver as características do líder servidor. Jesus Cristo considerado por milhões de pessoas o maior líder do mundo, pelo seu amor a humanidade, pelas suas atitudes, poder de influenciar, trabalho em equipe e principalmente o estilo de liderança servidora disse: “Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir.”
O líder garçom se entrega inteiramente a uma causa e trabalha duramente para levar suas idéias ou mensagens em benefício do maior número de pessoas. Jesus confiou em doze homens (seus discípulos), e em três anos os conheceu, os ensinou e se humilhou. Cristo se fez como igual e após a sua partida, os discípulos continuaram a sua missão. Missão esta que permanece acesa até hoje no coração da humanidade.
Jack Welch destacou que “O mundo pertencerá a líderes resolutos e movidos pela emoção (...), a quem não apenas possui grandes reservas de energia, mas também for capaz de energizar seus liderados.”
O grande guru da administração, Peter Drucker, diz: "A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes."
O garçom serve sem olhar crença ou raça, sem observar se a pessoa tem ou não poder aquisitivo, ele deve encantar o consumidor com o seu bom atendimento, compromisso e dedicação. O garçom está muitas vezes em uma posição de humilhação, mas ele permanece firme em suas atividades, mesmo passando por adversidades, o seu cartão de visitas, o sorriso, permanece consigo. Você pode me indagar qual a relação do líder servidor com o profissional garçom? Acredito que sejam as características do garçom e da liderança servidora de bem servir, humilhar-se, dedicar-se, relacionar-se de igual para igual para sobreviver o dia-a-dia e alcançar êxito, sucesso e objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário